segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como o Controlador vê o Piloto. (Ponto de Vista) ...



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Durante muito tempo tentei entender por que há um distanciamento tão grande entre nós, controladores e pilotos.
Nos quatro anos em que me dediquei a ministrar palestras e refreshment periódico aos pilotos da Transbrasil, cheguei à conclusão que somos água e óleo, que não se misturam, mas que também não se agridem.
Pode-se notar que, apesar do interesse mútuo dessa convivência apontar para a segurança aérea, quando questões dizem respeito a uma classe distintamente, a outra se exime, como se não tivesse nada com isso.
Quantas histórias de “Operações Tartaruga” nós (controladores) presenciamos sem tomar partido, independente da legitimidade da causa.
Em quantas histórias de “Operações Padrão” nos vimos envolvidos, sem que os pilotos tomassem partido?
E o chamado “Caos Aéreo”?
As questões que estavam em jogo diziam respeito à segurança aérea, mas o controlador pagou um alto preço sozinho.
A única preocupação no momento é que nossas profissões estão em jogo. Transformações radicais nos ameaçam, sem que ninguém, junto ou separadamente se aperceba disso.
Quem sabe se no futuro estaremos sendo substituídos por macacos mesmo, apertando botões e custeados como hoje, a preço de bananas.
Vai ai uma historinha para exercitar a mente?
.
Era um dia comum no APP São Paulo.
Como de costume um enxame de aviões sem prévio gerenciamento foi despejado na terminal.
Por sorte um conceituado controlador ocupava a posição operacional do setor mais congestionado.
- SEU8655 é o número 12 para pouso, mantenha a proa de Santana e reduza para 250 nós!
- 8655 reduzindo.
- SEU 8655 está reduzindo para 250 nós?
- Afirmativo!
- SEU 8655 qual sua velocidade indicada?
- Calma! Isso não é assim não! Eu tenho que fazer uns cálculos aqui. Estou reduzindo!
- Ciente, curva a direita proa 270!
- Confirme?
- SEU 8655 faça curva a direita agora para a proa 270!
- Ciente 55, proa 270...
Algum tempo depois...
- Controle São Paulo é o SEU 8655?
- Prossiga!
- ÔÔÔ meu amigo, ainda estou mantendo a proa 270 a 5 milhas de Sorocaba. Não vai me aproximar não?
- Calma! Isso não é assim não!
Eu tenho que fazer uns cálculos aqui.
Já, já irá aproximar... mantenha a proa 270, mantenha o nível... e outra coisa, não somos amigos!
.
Entende quando digo água e óleo?
Quando tratamos de interesses de classes, só conseguimos enxergar nossos próprios umbigos.
A única diferença é que, nessa tentativa de nos misturarmos, os pilotos insistem em ser o óleo.
Que pena!



Aeronaldo Labor:
aeronaldo.labor@bol.com.br

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Um comentário:

Anônimo disse...

Caros Controladores de Tráfego Aéreo NÃO-OMISSOS, eu como um de vós, estou triste, revoltado e sem palavras.

Dia 31/05/09 por volta de 2314 P, provavelmente enviou seus últimos sinais. Leia um trecho da NOTA 1 do CECOMSAER.

“A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL – 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).

No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR.”

Desaparecia uma aeronave de matrícula francesa, com 216 passageiros e 12 tripulantes em Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira, oceano atlântico, área de responsabilidade do ACC-RE, mais especificamente SBAO, FIR Atlântico. O vôo AFR 447, SBGL-LFPG, A332, FL350, UN873...

O pequeno intróito é para posicioná-lo. Agora vamos à crítica, que a meu ver devemos ler e ficar calados. Engolir. Enfim, segue:

‘SOMOS UM BANDO DESORGANIZADO. SEM VERGONHA NA CARA. SEM INTERESSE TÉCNICO-PROFISSIONAL. DESMOTIVADOS. DESUNIDOS. COM INTERESSES MESQUINHOS E INDIVIDUALISTAS. ’

Sabem por quê? Percorram os poucos BLOGS de ATCOs Brasileiros que ainda ousam postar alguma coisa e vejam. NÃO HÁ NADA a respeito. NENHUMA PALAVRA. Novamente um bando de desqualificados (fardados ou não – ativa ou reserva) são as vozes para falar a respeito do tema. Falam pelos cotovelos. Falam. Falam até... bem, deixa pra lá.

Há aspectos importantes relacionados ao ocorrido que envolvem os ATCOS.

Tenho pena de todos nós. SOMOS UM BANDO DE MISERÁVEIS. NASCEMOS PARA SER BODES-EXPIATÓRIOS.

DICA: Se vier a tona os Filhos de Ícaro perdem toda aquela banca do BOLIMPE 03/09. Aquele que parabeniza pelos NOVENTA E TANTOS PORCENTO:

“CENIPA: Também ligado à Aeronáutica, é o órgão central de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos do País. Nota: 96”

“DECEA: Subordinado ao Comando da Aeronáutica, gerência recursos humanos e equipamentos empregados no controle do tráfego aéreo civil e militar, além de atuar na defesa do espaço aéreo. Nota: 95”

Pelo menos, se continuarmos assim, CALADOS, PROSTRADOS, APÁTICOS sobre os temas que nos envolvem a única nota que será mantida ou elevada é a do CENIPA. Pois este se tornará EXPERT em achar destroços, analisar e emitir relatórios finais.

Triste anagrama de CENIPA.
“IN PACE” = Em paz.
ATCOs Brasileiros, R.I.P