====================================
CNPAA
Working PaperA
SSEMBLÉIA DO CNPAA
TÍTULO
SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO
SUMÁRIO
Apresentar aos participantes da assembléia do CNPAA as ações realizadas pelo DECEA e suas perspectivas no aperfeiçoamento da segurança das operaçõesaéreas no espaço aéreo brasileiro.
I – INTRODUÇÃO
Nos dia 23 e 24 de maio de 2007, foi realizada assembléia extraordinária da CNPAA com o objetivo de tratar dos problemas relacionados à infra-estrutura aeronáutica do Brasil,especialmente após o acidente envolvendo as aeronaves GOL 1907 e Legacy N600XL,ocorrido em 29 de setembro de 2006.Na ocasião foram apresentadas as ações em desenvolvimento pelo DECEA, paracontribuir com a normalização dos serviços prestados aos usuários do espaço aéreo nacional.Infelizmente, em 17 de julho, outro acidente de grandes proporções no aeroporto de Congonhas, desta vez envolvendo uma aeronave da TAM, deixou perplexa a opinião públicabrasileira, levando a adoção de uma série de medidas por órgãos do Governo Federal.
O DECEA, sabedor das suas obrigações com os usuários do sistema, continua envidando esforços para o aprimoramento das suas atividades.
Este documento tem comoobjetivo mostrar as ações deste Departamento, para se alcançar uma constante elevação naregularidade, eficiência e segurança no controle do espaço aéreo.
WP 006/CNPAA/2007 (USO DA SEC CNPAA)2II – DESENVOLVIMENTO
1- Atualização das atividades realizadas pelo DECEA após a última reunião:ÁREA TÉCNICAO ACC-CW já está operando com o novo Sistema de Tratamento e Visualização de Dados X-4000. Durante a transição, não ocorreram problemas significativos e o Centro járealiza suas atividades exclusivamente com o novo Sistema.
O APP radar de Campo Grande também já iniciou os testes de aceitação técnica do X-4000, com a previsão de entrada de operação ainda em 2007.
As interferências nos sistemas de comunicação do Serviço Móvel Aeronáutico,especialmente as relacionadas às "rádios pirata", permanecem como um dos maioresproblemas do SISCEAB.
O DECEA, em conjunto com a ANATEL, tem feito um grande esforço para coibir essas ocorrências e mitigar seus efeitos negativos. Algumas estações decomunicação do SISCEAB foram trocadas e freqüências realocadas.
O DECEA reforça aos usuários a necessidade de que sejam comunicados, com a maior quantidade de informações possíveis, ocorrências dessa natureza, de forma a permitir que asfontes interferidoras sejam identificadas e que as medidas legais sejam adotadas, com maiorrapidez.
RECURSOS HUMANOS
Até o final de 2007, teremos a formação de aproximadamente 300 controladores detráfego aéreo (ATCO).
Ao final do curso, esses profissionais serão entregues aos órgãosoperacionais para iniciar o estágio operacional, condição obrigatória para homologação.
Com o propósito de buscar o contínuo aperfeiçoamento do processo de formação, o Comando da Aeronáutica inaugurou, em 05 de novembro último, o Laboratório de Simulaçãode Controle de Tráfego Aéreo, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
Com o novo laboratório a capacidade de formação de ATCO passou de 200 para 768 profissionais por ano.
Além disso, será possível a realização de estudos de modelagem doespaço aéreo, bem como a realização de simulações, em tempo real e em tempo acelerado, de modificações e implantações no espaço aéreo.
Com isso, será possível estabelecer parâmetrospara a avaliação dessas alterações, em função da implementação dos novos conceitos CNS/ATM, assim como da implantação de novos órgãos ATS (Serviços de Tráfego Aéreo) e da revitalização daqueles existentes.
3 - Com a entrada em operação do novo laboratório, com consoles similares aosempregados nos principais órgãos de controle de tráfego aéreo brasileiros, o DECEA serácapaz de realizar treinamento com ambiente idêntico ao utilizado nos órgãos operacionais do SISCEAB, proporcionando a adaptação mais rápida ao futuro ambiente real de operação.
O Laboratório de Simulação servirá, ainda, como back-up para futuros simuladores aserem implementados na EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica) em Guaratinguetá.
ÁREA OPERACIONAL
No período de 6 a 8 de novembro, o DECEA, em conjunto com a FAA, realizou o Seminário de Implementação do Conceito Operacional ATM Nacional, com o objetivo deapresentar o novo conceito de Comunicação, Navegação, Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo a ser implantado no Brasil.
Dessa forma, as diversas comunidades de usuários tomaram conhecimento das açõesem curso para a implantação do CNS/ATM no país, e contribuíram para o aperfeiçoamentodesse planejamento, apresentando sugestões e planos setoriais.
O evento contou com representantes de diversas áreas relacionadas com o controle doespaço aéreo, como indústrias e empresas de tecnologia aeronáutica, nacionais e internacionais (GOL, VARIG, TAM, OCEAN AIR, AMERICAN AIRLINES, UNITEDAIRLINES, CONTINENTAL, DELTA, EMBRAER, BOEING, AIRBUS, SITA, ARINC,HONEYWELLL, dentre outras).
2- CGNA: Alterações na FIR Brasília e Implementação de Rotas Preferenciais
2.1 – Alterações da FIR BrasíliaOs recentes acontecimentos relativos ao gerenciamento do tráfego aéreo evidenciaramsignificativo desequilíbrio na distribuição do tráfego aéreo entre as FIR brasileiras, comconcentração na FIR-Brasília de mais de 50% dos movimentos (vôos IFR).
Estudos mostraram que esse desequilíbrio, aliado a posição geográfica da FIR-BS e acapacidade ATC dos setores, tem causado sérios prejuízos à fluidez das operações.
Como solução foi definida que parte do Setor 6 e os Setores 12, 13 e 14 da FIR Brasília serãotransferidos para a responsabilidade dos ACC Amazônico, Curitiba e Recife.
O processo foi dividido em duas etapas. Na primeira, implementada em 25 de outubro, foram transferidos os Setores 13 e 14 para o ACC Curitiba.
Em outubro de 2008, quandoestiver encerrada a troca do STVD do ACC Recife para o X-4000 será finalizado esseprocesso com a transferência dos Setores restantes para o ACC Recife e o ACC Amazônico.
2.2 - Implementação de Rotas Preferenciais4No período de 01 DEZ 07 a 15 MAR 08 serão utilizadas novas rotas preferenciais IFRpara aeronaves procedentes da Europa e aquelas partindo dos aeródromos localizados na FIR Recife e na TMA BH, com destino ao aeroporto Internacional de Guarulhos.O objetivo da implementação dessas rotas é desafogar a chegada na TMA-SP porPoços de Caldas, ponto de convergência de um grande volume de aeronaves.
2.3 – AEROPORTO DE CONGONHASA capacidade do sistema de pistas do Aeroporto de São Paulo – Congonhas foicalculada em 44 movimentos por hora, levando em consideração as distâncias declaradasprevistas antes da implantação das Áreas de Segurança de Final de Pista (RESA) e com a conseqüente taxa de uso da pista auxiliar então observada.
No planejamento da nova malha aérea nacional foram definidos novos critérios para adefinição da capacidade do Aeroporto de Congonhas, onde foi aplicado um redutor de 10% no número máximo de movimentos por hora.
Ficou estabelecido que a capacidade de pista doreferido aeroporto seria de 40 movimentos por hora.Após a redução das distâncias declaradas, a utilização da pista 17L/35R (pista auxiliar) ficou bastante afetada, gerando significativa redução na capacidade real do aeródromo.
Osnovos cálculos de capacidade indicaram que a pista do Aeroporto de Congonhas tem umacapacidade máxima de 35 movimentos por hora.
Aplicando-se o redutor previsto (10%), a capacidade praticada do aeroporto passou a ser de 31 movimentos por hora.Ao constatar este fato, este Departamento emitiu o NOTAM D1746/2007, no dia 04 deoutubro, e orientou o SRPV-SP a aplicar esperas aos vôos não regulares que pretendessem utilizar-se da pista principal, procurando induzir um maior número de operações na pistaauxiliar, de forma a manter a capacidade declarada.
Tais iniciativas não foram suficientes.Finalmente, o DECEA declarou o aeroporto como "coordenado", com os 33 movimentos da aviação regular, autorizados pela ANAC, e a distribuição de 02 "slots" porhora para a aviação geral, operando as pistas no limite máximo de sua capacidade IFR.
3- Ações do SEGCEA
Qualidade em órgãos ATS: Em novembro, o DECEA estará promovendo no CINDACTA 3 curso para formaçãode 40 novos auditores para atender as necessidades do Sistema.
Será feita uma auditoriamodelo nas dependências daquela Organização e após a conclusão dessa etapa os auditores coordenados pelo DECEA realizarão auditorias em 10 órgãos prestadores de serviço ATS.SMS5Conforme orientação da ICAO, o DECEA iniciou a implementação do SMS. Emcoordenação com o CENIPA, foi realizado o primeiro curso para 52 militares.
Com esse novo enfoque, o Departamento está em fase final de elaboração da normatização que irá direcionar todas as fases de implantação da nova sistemática de identificação de Perigo e avaliação de Risco.
III – CONCLUSÃO
Todas as ações realizadas e programadas pelo DECEA têm como objetivos o aumentodos níveis de segurança de vôo nacionais e o uso mais eficiente do espaço aéreo brasileiro,proporcionando maior fluidez e regularidade às operações aéreas no espaço aéreo sob a jurisdição do Brasil.
X – PROPOSTAS PARA O CNPAA - NIL
======================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário