quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O sonho de tornar o tráfego aéreo civil brasilerio

================================

Queridos Amigos.

Todos os dias, temos visto, atraves da televisão, discussões calorosas sobre o caos aéreo que ainda permanece no Brasil, causando grandes transtornos a todos que utilizam o transporte aéreo e ao nosso Pais como um todo.
Consequencia da incompetencia e incapacidade de seus administradores, órgãos vitais para o desenvolvimento da Nação, têm sido entregues nas mãos de apadrinhados politicos inescrupulosos, que vêm na oportunidade de assumirem estes cargos, a conquista de status politico e financeiro não importando quais serão as consequencias, até porque neste país politico protege politico, ladrão protege ladrão e assim vai, somente o trabalhador honesto é que é preso, julgado e execrado pela opinião pública.
Porém, não ha nada em oculto que não venha a ser revelado, mais cedo ou mais tarde a verdade é descoberta e é isto o que esta acontecendo agora.
Culparam os controladores de trafego aéreo pelos transtornos causados pelo apagão aéreo quando a preocupação maior era e ainda é a preservação da segurança de vidas humanas. Para a Aeronautica e para o governo foi mais fácil jogar a culpa no elo mais fraco do sistema.
Foram escondendo, escondendo, escondendo achando que nunca seriam cobrados.
A Aeronautica tentando esconder a falta de investimentos suficientes em controle de trafego aéreo, formação inadequada, ineficiente e insuficiente de controladores e técnicos de manutenção; falta de gerenciamento e de previsão para o futuro e negligencia para com o ser humano, peça fundamental para o exito de qualquer atividade, patrocina apagões em Brasilia, Curitiba e Manaus, causando grandes transtornos para os usuarios do transporte aéreo e para o País;
Infraero, que construindo Aero Shoppings por todo o Brasil, gastando fortunas sem critérios técnicos e atendendendo interesses, mais uma vez politicos. Seus diretores, envolvidos em escandalos de favorecimentos e corrupção se esqueceram, talvez por conveniencia, miopía profissional ou burrice mesmo, de tornarem as areas de pouso e decolagens mais segura para as aeronaves que viabilizam os Aero shoppings.
Resultado: Em parceria com o Comando da Aeronautica e Anac foi coadjuvante do maior colapso no sistema aeroviario brasileiro e o maior desastre da aviação no Brasil, com a perda de 199 vidas.
ANAC, caso mais gritante de incompetencia administrativa, falta de gerenciamento, falta de visão e falta de conhecimento da sua area de atuação.
Seu presidente foi indicado pela ministra chefe da casa civil e uma das suas diretoras indicado por um dos ministros tambem do governo, afastado desse mesmo governo por suposto envolvimento em escandalos de corrupção.
Em comum o presidente da Anac e essa diretora não conhecem nada de regulamentação aeronautica.
Queridos amigos, o alto escalão do governo federal é um grande balcão de empregos onde infelizmente os critérios técnicos necessarios para se desempenhar funções especificas não importam.
Dizem que não é necessario conhecimento sobre uma atividade especifica para se administrar bem um órgão onde varias atividades se complementam. Conversa para boi dormir.
Um bom médico, deve administrar logicamente unidades de tratamento de saude, ou um Ministerio, um bom jurista, deve administrar escritorios de advocacia, atividades correlatas ou o Ministerio da Justiça.
Piloto de aeronave, deve gerenciar setores de manutenção de aeronaves na empresa. Controladores de Tráfego Aéreo, devem administrar órgão de controles de Tráfego Aéreo e assim sucessivamente.
Comando da Aeronautica, deve se ocupar unicamente de segurança do espaço aéreo, assim como a aviação civil deve ser administrada por um órgão civil, constituida por técnicos altamente qualificados não sendo aceita nehum tipo de indicação politica. O que temos presenciado neste governo é uma verdadeira miscelânia onde impera os agraciados politicos não importam se possuem ou não competencia.
Essa enxurrada de indicações politicas, sem critérios técnicos levou o país ao caos. Caos aéreo, caos nas estradas, caos na segurança pública, caos na educação, etc,
Os brasileiros precisam cobrar das autoridades o prejuizo causado a Nação. Oceanos de dinheiro estão sendo desperdiçados. Estão saqueando a Nação.
Não podemos nos calar diante de tantos desmandos, diante das pilhagens que estão praticando ao patrimonio brasileiro. Estão dilapidando o nosso país. Precisamos nos unir ou será tarde demais.
Quero deixar claro que o sonho de tornar o tráfego aéreo civil brasilerio, jamais deve deixar de ser sonhado. Este deve ser o nosso maior objetivo porque certamente será o melhor para o Brasil.
Não podemos e nem devemos permitir que as ações corajosas dos nossos amigos Wellington, Trifilio, Moises, Edileuso, Espindola e tantos outros dos quais no momento não me lembro os nomes, sejam esquecidas ou apagadas. Permanecam na luta pois um dia, a verdade virá a ser descoberta.
Tenham bom animo.
Um abraço.
Oliveira


Abraços.
Jorge Nunes de Oliveira - Presidente da ACTARJ

================================

Nenhum comentário: