quarta-feira, 18 de julho de 2007

Negligência Assassina.

NEGLIGÊNCIA ASSASSINA.

Matar sem dar chance de defesa é realmente uma atitude muito covarde. Na aviação nacional o governo Lula fez isso duas vezes, a primeira ceifou 154 vítimas (colisão entre Gol e Legacy). Desta vez o vôo jj 3054 da TAM que derrapou na pista de Congonha e bateu num prédio da companhia já ultrapassa uma centena de vítimas. Não foi por falta de aviso as autoridades ligadas ao governo. A questão é: quem será o bode expiatório desta vez? Os controladores? Não seria convincente, visto que, parte deles, estão presos por que avisaram ao país dos riscos que sofrem os usuários da aviação.
No primeiro caso as deficiências continuam na mesma área da colisão (o governo está esperando outras vítimas). Em relação a Congonha, a pista não estava totalmente apta para receber os pousos e decolagens, havia falta de aderência na pista e todos os dias os controladores alertavam as aeronaves do perigo de aquaplanagem. Está tudo registrado nos livros de ocorrências da Torre de Controle e nos livros de ocorrências de bordo preenchido pelos comandantes. Não o bastante, os controladores, na oportunidade que tiveram de falar em público (CPI), relataram todos esses problemas, mas foram ignorados por que as autoridades achavam que tudo não passavam de chantagem para conseguir atendimento as reivindicações da classe.
Será que agora vão continuar menosprezando os profissionais que lidam com o controle de tráfego aéreo, em especial, os controladores? São pessoas comuns que se preocupam com a segurança dos aeronavegantes deste país. A mesma preocupação é questionável da parte das autoridades responsáveis, a saber: FAB, Min. da Defesa, Infraero, ANAC e até os próprios empresários donos das companhias que não deveriam se calar com todas essas evidências, todavia, o que se vê é outra reação: estão cegos pela busca do lucro e da competitividade, a vida dos pobres passageiros não interessa. É lamentável. Os anjos da guarda da aviação avisam a toda hora dos riscos; porém, o Lúcifer sanguinário (Governo Federal) faz pouco caso. Cadê aquela senhora que mandou "relaxar e gozar” ? Qual seria o conselho dela nessa ocasião?
Os choros dos parentes vão durar mais do que uma noite, os gritos de socorro vão ecoar por muito dias, os relatos, as denúncias de falhas no sistema de controle aéreo irão continuar acontecendo e o Governo vai continuar sem fazer nada, porque as mudanças para preservar vidas custam dinheiro, milhões, bilhões; contudo, é preferível que essa dinheirama vá para os cofres do tesouro engordando uma reserva para fazer inveja aos vizinhos do Mercosul. Chega de agir passivamente, ou se mobiliza os setores prejudicados com a negligência assassina ou o representante chefe vai permanecer matando seus representados. As duas situações que coloca o Brasil no rol dos países das grandes tragédias foram acidentes - é verdade - mas poderiam ambas serem evitadas se os controladores e os pilotos fossem ouvidos. Agora só resta contabilizar os corpos.

Ney Sfair - Controlador.

Um comentário:

sermuri disse...

O dia que o Ministério Publico pesquisar os LRO`S dos orgãos de Controle de Tráfego Aéreo ,vão descobrir muitas coisas ,muitos relatos sobre as deficiências dos orgãos e equipamentos que hoje são denunciados.