18/07/2007 Brasil - São Paulo -
Trabalhadores que Lutam
O Livro de Ocorrências da Torre do Aeroporto de Congonhas deve apontar inocência de pilotos e controladores de tráfego aéreo no acidente da TAM.
A Deputada Federal, Luciana Genro (PSOL-RS), membro titular da CPI do Tráfego Aéreo na Câmara, vai solicitar o Livro de Ocorrências da Torredo Aeroporto de Congonhas onde se encontram registradas as reclamaçõesdos pilotos e as solicitações de verificação dos níveis de água napista feitas pelos controladores de tráfego aéreo, desde a ocorrênciadas chuvas que começaram no último domingo, 15 de julho.
Em reunião com o Presidente da Federação Brasileira de Controladoresde Tráfego Aéreo, Carlos Trifilio, Luciana foi informada que, desde odia 29 de junho, quando começaram as prisões e transferências doscontroladores aéreos, foram mudadas as regras que definem a quem cabeo poder de decidir sobre as condições de pouso nas pistas bem comosobre o volume do fluxo do tráfego aéreo, em cada aeroporto.
Anteriormente sob coordenação dos sargentos controladores do tráfegoaéreo, que contam com treinamento e qualificação para tomar esse tipode decisão, o poder sobre esses temas passou para o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, subordinado diretamente ao Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito. Dois dias após essa medida, no dia 31 de julho, a pista do aeroportode Congonhas, que se encontrava com as obras incompletas, foi liberadapara pousos e decolagens.
Para a segurança da tripulação e dos usuários do transporte aéreo, ainda era necessário concluir asranhuras (grooving) que protegem contra derrapagens de aviões em diade chuva. Porém, mesmo com chuva e a pista molhada, desde o últimodomingo, Congonhas seguiu operando com margens de segurançareduzidíssimas. Foi neste contexto que houve, na segunda-feira, 16, aderrapagem do avião da Pantanal e o trágico acidente da TAM, naterça-feira, 17. "Desta vez, a sociedade não vai aceitar que secoloque a culpa no piloto ou nos controladores. Queremos que o Comandoda Aeronáutica assuma suas responsabilidades e que, juntamente com o Ministro da Defesa, renuncie a seu cargo para o bom andamento dasinvestigações", posicionou-se Luciana.Assessoria de Imprensa do Gabinete da Deputada Federal Luciana Genro(PSOL-RS).
site: http://www.lucianagenro.com.br/
===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário