sábado, 14 de novembro de 2009

CONTROLADOR DE VOO TENTA SE MATAR EM PISTA DO GALEÃO....


=================

Hoje (12/11/09) pela manhã teve Marcha Militar, no DTCEA-GL, Rio de Janeiro.
A marcha foi realizada do DTCEA GL até a cabeceira da pista 28, que dá em torno de 10 kilometros, sob um sol de 36 graus. Um 2S BCT da TWR-GL, surtou, abandonou a marcha e correu para a pista em uso para Chegadas e Saídas. Na hora decolava um airbus. Conseguiram abortar a decolagem, e mais três aeronaves arremeteram.
A intenção era suicídio.
É triste mas é verdade.
São os primeiros resultados da ICA 100-25.

Parece-me que o remédio (ica100-25) está causando mais mal do que a "doença" que visaria, em principio, combater.



12/11/2009


CONTROLADOR DE VOO TENTA SE MATAR EM PISTA DO GALEÃO


Sob alegação de forte pressão no trabalho, um controlador de voo militar invadiu uma das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional do Galeão(Tom Jobim)-Rio de Janeiro, às 10h41 de ontem. Testemunhas disseram que ele estava deprimido, estressado e descontrolado e, tinha a intenção clara de se matar.

O sargento, que participava de uma marcha na via de circulação de viaturas, foi contido por colegas. Mesmo assim, dois aviões foram orientados a arremeter(abortar o pouso a poucos metros do chão) a fim de evitar um grande acidente.

Os controladores estariam sendo obrigados, por exemplo, a ficar de serviço armado nos dias de folgas e a fazer marchas de oito quilômetros, sob forte humilhação.

_ O que eles estão querendo é que a gente fique mais tempo à disposição deles. Não querem que a gente tenha outro emprego; que passe fome. Os controladores estão ficando estressados e desesperados-contou um sargento .

_O sargento que invadiu a pista estava participando de uma marcha e em determinado momento, correu em direção a uma das pistas . A torre foi avisada e os voos GOL 1591 (Brasília -Galeão) e TAM 8085(Guarulhos -Galeão) foram orientados a arremeter, com máxima urgência- contou outro militar.

A Aeronáutica confirmou ao blog do congresso (http://blig.ig.com.br/blogdocongresso/2009/11/14/controlador-de-voo-tenta-se-matar-em-pista-do-galeao/ ) sobre o incidente e afirmou que será aberta uma sindicância para investigar o caso e a devida punição.

O presidente da Associação Brasileira de Controle de Tráfego Aéreo, Edileuzo Souza, disse ao blog que, já pediu um relatório com informações a controladores do Rio de Janeiro.

_ Depois da crise aérea(entre o final de 2006 e o ano de 2007), o estresse aumentou muito. Em 2007, houve três controladores de voo que morreram de derrame trabalhando e a imprensa abafou; não publicou nada. No Rio, em 2008, houve a morte de um operador. Os controladores vivem numa panela de pressão. Antes da crise aérea, um operador, trabalhava , em média, 120 horas mensais. Hoje, são 167, e ameaçados. Outros acidentes vão acontecer, disse.


Fonte: Estadão, Extra, Primeiro Segundo, G1, etc....
==============================================

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Controlador de Tráfego Aéreo Brasileiro.

Falta vergonha em vossa cara;

Falta coragem;

Falta senso;

Falta UNIÃO;

Falta você saber reagir dentro da LEGALIDADE aos abusos perpetrados por um grupo revanchista dos Filhos de Ícaro;

Falta levá-los a JUSTIÇA pelas incongruências e casuísmo da ICA 100-25;

Se os ATCOS brasileiros militares fossem inteligentes (definitivamente não são) leriam mais os regulamentos, aos quais se subordinam administrativamente (Estatuto dos Militares, Regulamento Disciplinar da Aeronáutica) e fariam uso dos textos contra os abusos;

Se os ATCOS brasileiros militares (em especial) fossem eticamente corretos (não o são). Não se venderiam por: escalas, macetes, quebra-galhos, favores, benesses, viagens, cursos (diárias e/ou ajuda-de-custo);

Em derradeiro, qual será a tragédia que abalará a todos?

Qual será a ‘ultima ratio’ que nos transformará?

Quem será o próximo a morrer ou a matar?

Quem somos nós?

A resposta pode estar no texto acima ou dentro de cada um de nós.

A todos os colegas que estão lendo, perdão pelas palavras caustícas:

ATCO BRASILEIRO DEIXE DE SER ESTERCO E VISLUMBRE UM FUTURO FERTILIZANTE.

ATCO Brasileiro, não silencie aos abusos.

Anônimo disse...

Perdoem o erro da postagem anterior. Corrijo o trecho em questão. Segue:

A todos os colegas que estão lendo, perdão pelas palavras cáusticas:

ATCO BRASILEIRO DEIXE DE SER ESTERCO E VISLUMBRE UM FUTURO FERTILIZANTE.

ATCO Brasileiro, não silencie aos abusos.

Anônimo disse...

Caro Senhor Controlador de Tráfego Aéreo,
Caro leitor,

O que mais impressiona nestes acontecimentos, que não são isolados, nem raros, é a apatia dos próprios controladores. A Autoridade Aeronáutica vai apurar disciplinarmente o comportamento de um profissional que não suportou a pressão da ICA do MAL.

Daqui do exílio a que me submeto, desde junho de 2007, fico pensando no ambiente operacional, no que passa na cabeça das pessoas que lá permanecem, como reagem, o que fazem, enfim... e só consigo concluir pelo pior, só consigo perceber a tola subserviência, sem questionamentos, sem a controvérsia, sem crítica e sem discordância... Isto tudo assusta, pois o que falta ainda acontecer para que os controladores deste nosso país acordem? Mais mortes? Mais tentativas de suicídio? Mais humilhações?

Perdoem-me a sensação frustrante, mas o melhor que consigo imaginar é que os controladores, adormecidos nos porões da revolta pessoal e silenciosa, monasticamente se dedicam mais e mais a pensar numa forma de abandonar a carreira, como tem sido comprovado pelas constantes aprovações em concursos públicos e demissões. Esquecem, porém, que lá fora irão consumir este produto apodrecido e já sem validade. Esquecem que muitos parentes seus submetem-se ao risco de não chegarem a seus destinos.

Lamento muito que o nosso povo, escravo, goste tanto de sofrer assim. Só isto explica tamanho “descompromisso”, inclusive, com a vida humana. Talvez não mereçamos, mesmo, sonhar, pois, adormecidos em profundo sono, já não sentimos dor. Esperando acordar de madrugada para cumprir a escala da próxima marcha militar, sabemos que podemos suportar mais este constrangimento.

Vem, então, a lembrança da música do Gabriel Pensador: “Até Quando?”, que diz assim:

Até quando você vai ficar usando rédea?
Rindo da própria tragédia?
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura.
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura.

Até quando você vai levando? (Porrada!_Porrada!)
Até quando vai fica sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada!_Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro,
na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando?

---------------------------------------------------

Tudo isso é lamentável...
Entretanto, ainda há tempo para mudar...

Enviem relatos de incidente para a FEBRACTA: febracta@hotmail.com

Saberemos como utilizar tais informações, preservando a todos vocês...

Saudações!

Moisés Almeida - FEBRACTA
moises_cta@yahoo.com.br

Anônimo disse...

A marcha dos 10 kilometros que ocasionou o surto neste militar não acabou não. Ela só não irá acontecer no DTCEAGL, para não dar chance de alguém ir direto para pista de pouso e decolagem. Ainda faltam 3. Agora serão no Campo dos Afonsos, pois lá se houver algum surto, o sargento não terá para onde correr, e ao invés de ir para o hospital para um tratamento, vai direto para o Xilindró.....

Anônimo disse...

gostaria de agradecer aos controladores de voo,que durante 26 anos de voo na varig s/a,nos colocaram em rotas corretas ,foram precisos e profissionalissimos em suas funções.Ns guiaram corretamente nossos pilotos e eu como cmra ,so tenho a agradecer.Sei do quanto a profissão de voces é estressante.que deus os protejam e nunca permitam que aconteça novamente este relato terrivel do clega que com seus pensamentos atribulados cometeu um ato de desespero,saude ,paz e muito sossego.Pois so quem trabalha na aviação que sabe o quanto voces são preciosos para nos tripulantes.
muito Obrigado!! não abandonem mais nenhum colega.!!