=================================
SÃO PAULO
A Aeronáutica concluiu as investigações sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, em julho do ano passado, no Aeroporto de Congonhas, segundo informou o Jornal da Band, que teve acesso aos relatórios.
De acordo com a reportagem, o documento aponta falhas da Infraero, da TAM, dos pilotos e da Airbus.O relatório, elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), será apresentado nos próximos dias, em Brasília.
O documento apontaria que a Infraero falhou ao permitir a liberação de uma pista sem ranhuras para o escoamento da água em dias de chuva.
Controladores relataram que vários pilotos reclamaram que a pista estava escorregadia no dia do acidente.
O documento também teria apontado que a TAM falhou ao desobedecer as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por operar com o reversor travado e por transportar um peso maior que o permitido.
Já os pilotos teriam falhado ao posicionar de forma errada as manetes, acelerando em vez de reduzir a aeronave.
Os técnicos da Aeronáutica também teriam concluído que o sistema de manetes da Airbus confunde o comandante, pois não há um alarme para informar se a posição do equipamento saiu do lugar.
No avião da TAM, a manete da esquerda estava em posição de aceleração.Em nota, a Infraero disse que aguarda a divulgação do relatório final e o término das investigações.
A TAM também afirmou que não se pronunciará sobre o acidente até que a investigação seja concluída e divulgada oficialmente.
A Airbus não se manifestou.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/05/23/e230521708.html
==========================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário