um é um excêrto da avaliação do Ministério da Defesa depois de um ano do acidente de 29 de setembro e o outro excêrto é um comunicado oficial da instituição que congrega os mais renomados pesquisadores brasileiros e alguns de universidades estrangeiras na área de transporte aéreo. Somem-se os dois:
SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO
Após o acidente com o vôo 1907, os controladores de tráfego aéreo envolvidos diretamente com o caso foram afastados de suas atividades para uma avaliação psicológica, de acordo com o preconizado nos regulamentos do setor. Em seguida, vários outros controladores também procuraram auxílio psicológico, o que resultou em um número de 18 controladores afastados. Esta situação, dentro de um contexto onde o número de profissionais estava exato em relação à demanda, fez com que o efetivo disponível não fosse o suficiente para atender as necessidades do controle de tráfego na área do CINDACTA 1, onde o volume de aeronaves era muito grande.
Este cenário desencadeou uma situação na qual o sistema de controle não apresentava condições de atender satisfatoriamente o fluxo de aeronaves no espaço aéreo, o que, aliado a outros fatores conjunturais, resultou em atrasos, retenções e cancelamentos de vôos, sem comprometer a segurança das operações aéreas.(in http://www.migalhas.com.br
mais
"Há de se registrar que um dos motivadores do "Caos Aéreo" – o aumento da demanda de passageiros a uma taxa em torno de 14% nos últimos três anos e o conseqüente gargalo de infra-estrutura disponível –, deveu-se a apenas um barateamento das tarifas aéreas em função do rearranjo do número de assentos disponíveis nas aeronaves. E esse crescimento de demanda se deu mesmo com um terço (1/3) do ano passado em crise, somado ainda aos problemas com a companhia Varig. Ou seja, não tivemos um crescimento econômico justificável para tal aumento. Caso isso ocorra, é bem possível vermos muitas da últimas cenas da crise reeditadas.(in http://www.sbta.org.br/)"
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[A] tudo que já vínhamos anunciando quando a Imprensa, sozinha ou manipulada, acusava os controladores de tráfego aéreo de "grevistas", de fazerem " operação-padrão" e etc com vistas a prejudicarem o bom andamento nos aeroportos e chamarem a atenção às suas próprias causas e mais etcéteras, chegando ao absurdo de serem acusados de sabotadores.
O estresse ADICIONAL provocado nesse período todo não foi computado na Segurança de Vôo, a Imprensa não vai dar o mesmo destaque que deu às informações demeritórias da classe e o registro das quebras dos já estipulados Mínimos de Segurança Operacional em direção à uma solução para "olhos britâncos" serão arquivados no Cesto Arquivo.
É desolador.
Abraço um tanto consternado.
Bemildo.
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